Projecto Educativo

BREVE INTRODUÇÃO

O termo Projeto é usualmente utilizado para designar intenções individuais ou coletivas, podendo referir-se a projetos de férias, projetos de sociedade, projetos de lei, entre outros.

Um projeto ”distingue-se de uma mera atividade de ensino-aprendizagem pelo sentido que possui, pela intencionalidade que o orienta, pela organização que pressupõe, pelo tempo de realização que o acompanha e pelos efeitos que produz”. Como tal, “envolve uma articulação entre intenções e ações, entre teoria e prática, organizada num plano que estrutura essas ações” (Cortesão, L.; Leite, C.; Pacheco, J., 2001: 25).

 Pretendemos com o projeto educativo, desenvolver um processo participado, contínuo, em permanente implementação, construindo assim um futuro, onde a partilha e o envolvimento de todos os intervenientes, seja fundamental para podermos fazer uma avaliação diagnostica da Escola que temos, com pontos fracos e pontos fortes, bem como da escola que idealizamos e pretendemos implementar. As mudanças que queremos introduzir traduzem o desejo de uma escola aberta a todos, num espaço relacional, educativo e administrativo, envolvente e integrador.
projecto educativo Colégio Quintinha da Fidalga

 

OBJETIVOS GERAIS DO COLÉGIO QUINTINHA DA FIDALGA

Em cada valência a orientação educativa das salas obedece a um Projeto Pedagógico / Curricular, fundamentado no Projeto Educativo da Instituição.

 

TEMA DO PROJETO

tema do projecto educativo

Cada vez mais, o nosso planeta precisa que nos unamos para fazer com que cada dia, seja um dia feliz para a terra. Não poluindo, não destruindo a natureza… As crianças têm hoje um papel fundamental nesta temática. Eles podem ser fieis transmissores deste sentimento de ajudarmos a natureza a ficar saudável, para podermos todos viver com mais qualidade de vida. Por tudo isto e muito mais, é que o PE (Projecto Educativo) se intitula de: “CRESCER EM HARMONIA COM O MEIO AMBIENTE”. “A necessidade de contextualizar o Homem no cosmos passa pela educação ambiental das crianças (desde) pequenas” (Júlia Formosinho & João Formosinho).

A nós Educadores cabe-nos ter a sensibilidade e profissionalismo suficientes para percebermos não só o grupo com que trabalhamos, mas também o mundo que nos rodeia, refletindo e tentando encontrar sempre uma linha condutora que seja capaz de desenvolver o interesse do grupo e de cada constituinte do mesmo.

 

MODELOS PEDAGÓGICOS EM QUE NOS FUNDAMENTAMOS

 A equipa docente do colégio, não se fundamenta numa única teoria metodológica, no entanto, o modelo que reflete grande parte de todo o trabalho desenvolvido junto das crianças é o Modelo Curricular High Scope.

Partindo da construção do PE, como documento orientador das práticas, abrangente, contextualizado e aberto, algumas metodologias como o, o Movimento Escola Moderna, o Modelo Pedagógico  Reggio Emilia, surgem “entrelaçadas” na estruturação do seu trabalho.

Procuramos adotar uma linha pedagógica baseada no Construtivismo, numa perspetiva de Educação para a diversidade.